ROSA E LEILA, PASSOS E MARIAS, QUE CANTAM O MUNDO.

Rosa Passos e Leila Maria, duas vozes deste Brasil reconhecidas mundialmente e pouco admiradas em nossa terra, culpa desta mídia louca que abre espaço para o estereotipado som que pensam traduzir o Brasil para o exterior, mas que na verdade só reforça a idéia que temos de paraíso exótico e população despreocupada.

Rosa Passos com muito mais tempo de estrada, tem uma voz que toca a alma e o coração de qualquer ouvinte, transmite paz e serenidade e toma conta de todos os espaços em que se apresenta. Uma verdadeira DIVA como Billie Holiday foi em sua época.

Leila Maria, cantora de voz forte e ao mesmo tempo doce, vigorosa e leve, tem nos presenteado com trabalhos tanto em inglês quanto em português, sempre com interpretações audaciosas e fantásticas, uma DIVA em construção permanente.

Vale conferir os trabalhos abaixo selecionados destas duas DIVAS que o Brasil se nega a reverenciar, mas que o mundo já se jogou a seus pés.

Rosa Passos lançou pela Universal Musica seu CD “Rosa” em setembro de 2006 onde, entre composições suas e clássicos da MPB que vão de Roberto Carlos a Tom Jobim, desfia sua voz única que nos enlouquece de paixão a cada vez que a ouvimos. Já foi saudada por muitos músicos internacional como sendo uma das maiores cantoras do mundo, e não é para menos seu histórico inclui belíssimos trabalhos com Ron Carter, Henri Salvador e Paquito D’ Rivera entre tantos outros grandes talentos. Neste álbum ela consegue mais uma vez superar-se em ousadia e beleza, juntou no mesmo álbum um Roberto Carlos melancólico e um Chico Buarque no esplendor de sua produção ao gravar de ambos: “sentado a beira do caminho” numa versão que dura mais de sete minutos que você ouve sem perceber e “Olhos nos Olhos” numa interpretação única e definitiva.



Leila Maria, após um CD de excelente qualidade onde gravou composições brasileiras vertidas pelo mundo afora para a língua inglesa, traz um novo trabalho, desta vez buscando cantar o “Amor entre Iguais”, instalando o mesmo clima jazzístico que tornou o CD anterior num dos melhores já lançados. Leila Maria abre o CD com uma composição de Roberto e Erasmo Carlos, sucesso absoluto na voz de Wanderléa no inicio dos anos 70. Transposto para o universo GLS, a canção torna-se imbatível, muito embora os conhecedores da canção balancem pois todos sabem que a canção foi feita para a primeira mulher de Roberto Carlos que era desquitada na época, e não para um possível namorado do rei, esta canção chama-se: “Você vai ser o meu escândalo”. Posso dizer que o impacto desta canção nos dias de hoje é igual ou maior do que foi na época de seu lançamento, para isso é só contextualizá-la no Universo gay tanto masculino quanto feminino.

Urso Musical
Pesquisador de MPB
ursomusical@hotmail.com

Correção afetiva: Meu Amor

Nenhum comentário: